Programa de Tempo Integral será desenvolvido na EMEF Homero Lima
O município de Casca segue priorizando a educação como forma de prospectar um futuro promissor. Casca é o 2º colocado no Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que avalia o desempenho escolar e os níveis de aprendizado dos alunos. Além disso, o município recebeu o Selo Ouro “Compromisso com a Alfabetização”, em fevereiro de 2025, reconhecimento da sua eficiência nas primeiras etapas do processo de ensino-aprendizagem.
Nas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, o município oferece ampla cobertura, com 100% dos jovens entre 6 e 14 anos escolarizados, segundo dados do IBGE. E para fomentar ainda mais o aprendizado das crianças que integram a rede municipal de ensino, na sexta-feira, 12, foi anunciado o Programa de Tempo Integral que será desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Homero Lima. As atividades serão desenvolvidas por meio de duas oficinas pedagógicas, sendo elas: Leitura e Escrita Criativa e Educação Financeira. As oficinas acontecerão no turno inverso ao das aulas oferecendo vivências educativas a fim de contribuir para a formação, levando aos alunos a prática pedagógica desenvolvida na Universidade.
A ação se dará por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e a UPF, visando ampliar e qualificar o tempo de permanência dos alunos na escola.
Participaram da cerimônia de abertura das oficinas o prefeito - Jurandi Neri Perin, Vice-prefeito - Wagner Miranda, Secretária de Educação - Sonia Donatti, Diretor da UPF Campus Casca- Henrique Bertosso, Diretora da Escola Homero Lima- Maria de Lurdes Gazaro Martello, Pablo Filipe Pan, ministrante da Oficina de Educação Financeira e Alexandre Durante, ministrante da Oficina Leitura e Escrita Criativa.
O prefeito Perin destaca que “ Investir em educação é preparar adultos capazes de ser agentes de suas próprias decisões com foco no desenvolvimento do meio onde vivem”.