Foram anunciados na tarde desta quarta-feira, 24, os nomes dos novos secretários que passam a integrar o primeiro escalão do governo municipal. De acordo com o Poder Público, a crescente demanda habitacional no município apontou a necessidade da criação da Secretaria de Habitação, associada à de Trabalho e Assistência Social, possibilitando uma atuação articulada na promoção de políticas públicas voltadas às populações vulneráveis.
Além disso, com foco no fomento ao turismo, considerando todas as potencialidades locais, que necessitam de especial atenção, também se fez necessário o agrupamento da Secretaria de Turismo com a de Cultura e Esportes.
Com isso, a estrutura passa a contar com oito secretarias, sendo elas:
Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Fazenda - com a secretária Elaine Bolsoni; Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Segurança Pública- com o secretário Jonas Gayeski; Secretaria Municipal de Educação- com a secretária Sônia Donatti; Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte- que fica sob o comando do Secretário Adilson Giglioli; Secretaria Municipal de Saúde – com a secretária Silvania Garcia; Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social - com a secretária Vanessa Faccio; Secretaria Municipal de Obras e Trânsito -com o secretário Ademar Bordin; Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - com o secretário Jonei Barbisan.
Houve ainda a fusão da Secretaria da Fazenda com a de Administração e Planejamento, conferindo maior integração à gestão orçamentária, financeira e estratégica do Município. E a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação engloba também, a partir de agora, a Segurança Pública.
Essa reorganização viabiliza a adequação do município às exigências técnicas para o recebimento de recursos específicos destinados a cada área, otimizando a captação de investimentos e programas junto aos governos estadual e federal. Ou seja, é uma medida de caráter estratégico, que visa racionalizar a máquina pública.