02 OUT 2023
Casca fica em 1º lugar na região no Índice Municipal de Educação do RS (Imers)
Casca fica em 1º lugar na região no Índice Municipal de Educação do RS (Imers)

O Governo do Estado divulgou no mês de setembro o resultado do Índice Municipal da Educação do RS (Imers), considerado essencial para colocar em prática a proposta de incluir a educação como critério para a distribuição do ICMS. O marcador – construído a partir da aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) nas redes municipais de ensino em 2022 – apresenta dados sobre o desempenho nos municípios com base na avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A taxa de aprovação dos estudantes em todos os anos também é levada em consideração.

Casca ficou em 38º lugar no ranking, entre os 497 municípios do estado. Em aprendizagem, a colocação é ainda melhor, ocupando o 25º lugar. Quando analisado o nível de alfabetização dos alunos de 2º ano do ensino fundamental, o município ocupa a 20ª colocação no âmbito estadual. A pontuação alcançada pelo município o coloca também em 1º lugar entre os municípios da AMPLA com mais de 5 mil habitantes e entre os 40 melhores do estado.

Para o secretário municipal de educação, Ari Augusto Cortez, esse resultado estampa o esforço coletivo de professores, direções de escolas e da equipe pedagógica na construção de uma educação de qualidade no município. Além disso, destaca uma equipe técnica, permanentemente focada na aprendizagem dos alunos, sobretudo na alfabetização.

O Imers foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG), com a Secretaria da Educação (Seduc) e o Gabinete do Governador.
Autor: Arte: Samuel Agazzi / Assessoria de Imprensa