22 MAR 2023
EDUCAÇÃO
Cucagna Scola de Talian: preservando a cultura e a transmitindo para novas gerações
O Projeto Cucagna - Scola de Talian representa um movimento em busca de salvaguardar a Língua Talian, de promover a escrita, a fala, as produções culturais e artísticas, mantendo viva a herança deixada pela imigração italiana.

E em 2023 a Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), através dos Professores Loremi Loregian-Penkal e Juvenal Dal Castel, estarão novamente promovendo as aulas de Talian para mais de 500 alunos inscritos provenientes de diversas localidades do país.

A segunda edição da Cucagna Scola de Talian, também no formato de Curso de Extensão Universitária da UNICENTRO, iniciou em 15 de março. E Casca foi escolhida como um dos polos para receber o curso que possui a tutoria da Professora de Talian Aline Nizzola.

O curso funciona no seguinte formato: na primeira hora aula os alunos acompanham via Google Meet a aula dos professores do Curso Loremi e Juvenal; no segundo momento a professora Aline acompanha as atividades e orienta os alunos no desenvolvimento das mesmas. O formato de aulas é o mesmo para todos os núcleos nos municípios de: Antônio Prado, Barão, Bento Gonçalves, Casca, Cotiporã, Dois Lajeados, Guaporé, Nova Bassano, Pinto Bandeira, São Domingos do Sul, Sananduva, Serafina Corrêa, União da Serra e Vista Alegre do Prata.

O engajamento da Oficina de Talian no Museu Albino Busato continua rendendo frutos, pois foi através do reconhecimento deste esforço que os organizadores do projeto incluíram Casca na lista de municípios polo do curso, que tem financiamento do Pro-Cultura RS e patrocínio da Cooperlate.

As aulas do Projeto Cucagna - Scola de Talian em Casca ocorrem às quartas-feiras, das 19h às 21h, na Casa da Cultura. Para mais informações e inscrições entre em contato com a Professora Aline pelo fone (54) 9 9661-2959. Participe!
Autor: Texto: André Bresolin / Assessoria de Imprensa Fotos: Divulgação