A chegada da Chama Crioula, ocorreu na quinta-feira, 21 de agosto, em frente a prefeitura municipal, reunindo autoridades, alunos da rede municipal e representantes das entidades tradicionalistas. Entre as autoridades presentes estavam o Coordenador da 7ª Região Tradicionalista, Verceli de Oliveira, Diretor de Cavalgadas da 7ª Região Tradicionalista Gilberto Roos, Prefeito de Casca, Jurandi Neri Perin, vice-prefeito Wagner Miranda, Patrão do CTG Laço da Amizade Oscar Agador, Patrão do Piquete Tropeiro Serrano Milton Trentin, Patrão do grupo de Cavaleiros Guasca Largado, Mateus Boff, além do vereador Alex Piano representando a Câmara de Vereadores e demais autoridades que prestigiaram a cerimônia realizada em frente a prefeitura municipal. Na sequência o grupo seguiu para o Piquete Tropeiro Serrano, onde ocorreu a redistribuição da Chama e jantar com tertúlia.
A Chama Crioula foi acessa em Caxias do Sul no dia 15 de agosto e percorreu 200 km até chegar em Casca, 1ª cidade da 7ª Região Tradicionalista, de onde a centelha foi distribuída as microrregiões da 7ª RT.
A Chama Crioula é o símbolo máximo das tradições gaúchas, é ela que marca o início das atividades e dos Festejos Farroupilha no estado. Neste ano os Festejos Farroupilha têm como patrono o tradicionalista Mario Barbosa de Mattos, e ganham um significado especial ao celebrar o tema: tema “Ondas Curtas para uma História Longa: O Centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Curinga”.
Confira a programação da Semana Farroupilha de Casca, que será de 10 a 19 de setembro, com organização do CTG Laço da Amizade:
10 e 11/09 – Escolas no CTG (Manhã e tarde com apresentações das invernadas e individuais)
13/09- XXIX Boia Campeira, XXIII Festival do Doce Gauchesco e II Festival da Costela
15/09 – 23º Noite do Canto
16/09- 35º Noitada de Poesias
17/09 – Café de Chaleira
19/09 – Jantar Baile com João Luiz Correa