05 DEZ 2023
SAÚDE
Secretaria da Saúde realizou eventos em alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul
Marciana Tonial Radin venceu a doença e eu seu depoimento
Cuidado preventivo é fundamental e foi o foco do evento
O cuidado e a prevenção sempre devem estar em pauta tanto para a saúde do homem quanto da mulher. E o Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama e o Novembro Azul: mês de prevenção ao câncer de próstata contaram com eventos voltados aos temas neste ano.

No dia 26 de outubro o Outubro Rosa esteve em pauta com uma conversa com o Dr. Enio Zortea, as psicólogas do SUS Patrícia Marczinski, Ana Paula Deon e Juliana De Cesaro, além de encaminhamentos para realização de exames de mamografia e ecografia. A noite ainda contou com relatos das vitoriosas Marciana Tonial Radin e Elisangela Mezzomo que venceram a doença. O evento teve a parceria da Câmara de Vereadores e a presença da Presidente Cláudia Kohlrausch Oliveira.

E na última quinta-feira, 30 de novembro, o dermatologista Dr. Geancarlo Mezzomo e o urologista Dr. Rodrigo Balotin trouxeram dados e informações sobre o câncer de próstata, além de responder dúvidas dos presentes sobre o que é possível fazer para evitar a doença no evento em alusão ao Novembro Azul. Ao final todos os homens presentes puderam realizar o exame PSA Total, oferecido em parceria com o Laboratório Mazzutti. O evento teve a parceria da Câmara de Vereadores e a presença do vereador Evandro Enderle.

Segundo o Secretário da Saúde Gustavo Baccin o cuidado preventivo é fundamental para diminuir a incidência dessas doenças e por isso este foi o foco principal dos eventos.
Autor: Texto: André Bresolin - Fotos: Samuel Agazzi / Assessoria de Imprensa