10 MAR 2023
SAÚDE
Secretaria da Saúde, através do Programa Saúde Azul, realiza ações da Campanha Março Azul-Marinho
Secretário Gustavo Baccin lembrou que o foco do Programa Saúde Azul é além de conscientizar a população buscar o diagnóstico precoce
O mês de março é dedicado a campanha de prevenção ao câncer colorretal, através da campanha Março Azul-Marinho. O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, ocorre no cólon, reto ou em ambos e, comumente, começa com a formação de um pólipo (crescimento anormal de células) na mucosa (camada mais interna). Na maioria dos casos, é um tumor maligno de crescimento lento, causado por pólipos adenomatosos (adenomas, também conhecidos como tumores), embora nem todo adenoma se transforme em câncer.

O Secretário Gustavo Baccin lembrou que o Câncer de Intestino é o terceiro tipo de câncer mais incidente na população brasileira, responde por mais de 40 mil novos casos diagnosticados por ano e cerca de um terço ocorre por causa de má alimentação, tabagismo e sedentarismo. E o foco do Programa Saúde Azul é justamente esse, além de conscientizar a população através de ações de conscientização promovidas pela pasta, buscar o diagnóstico precoce, que ajuda e muito no tratamento, ou seja, o foco é na prevenção.

Segundo o Dr Anselmo Krososki pessoas com mais de 50 anos têm risco aumentado de desenvolver câncer colorretal, especialmente as que têm antecedentes familiares, doenças inflamatórias do intestino ou história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama.

Acompanhe a entrevista na íntegra do Secretário Gustavo Baccin e do Dr. Anselmo Krososki concedida a Rádio Seara FM.

Se você está no grupo de risco, tem sintomas ou algum antecedente de câncer na família procure a Secretaria Municipal de Saúde.
Autor: Texto: André Bresolin / Assessoria de Imprensa Fotos: Samuel Agazzi / Assessoria de Imprensa