O tempo chuvoso não impediu que os tropeiros que conduzem o gado na 5ª Tropeada Cultural chegassem até o município de Casca na manhã desta quinta-feira, 4 de setembro, onde foram recepcionados por autoridades municipais e a comunidade, que mesmo com chuva fez questão de presenciar esse momento histórico de resgate da cultura e da tradição.
A 5ª Tropeada Cultural saiu de São Domingos do Sul no dia 1º de setembro, com o objetivo de resgatar e reviver a tradição, reconstruindo através da condução do gado, um movimento que foi importante para o desenvolvimento da região e do Estado, possibilitando que as novas gerações possam vivenciar essas experiências.
Após a recepção na Rua Coberta, os cerca de 50 cavaleiros, conduzindo aproximadamente 150 cabeças de gado, seguiram seu trajeto até a propriedade de Juarez Vedana, onde foram recepcionados com almoço e uma pausa para o descanso.
Os tropeiros saíram de Domingos do Sul, passando pelos municípios de Vanini, David Canabarro, Ciríaco, Gentil, Santo Antônio do Palma, Casca e seguem para Paraí.